top of page

SUA VIDA NÃO VAI MUDAR EM 2021, ENTENDA POR QUE

Muitos acreditam que suas vidas irão mudar no futuro. No entanto, as pesquisas científicas mostram que a maioria das pessoas não consegue adotar mudanças duradouras.


Numa pesquisa realizada pelo Prof. Pedro Calabrez no dia 31/12/2019, com mais de 2 mil pessoas, foi feita a pergunta: "Você cumpriu a principal promessa que fez no final do ano passado?". Os resultados mostraram que 68% das pessoas não cumpriram suas promessas de fim de ano.

Esse resultado está em linha com a maioria dos estudos científicos sobre mudança de comportamento. Os estudos costumam mostrar que promessas e tentativas de mudança, em sua maioria, são fracassadas. Por quê?


Porque 95% das pessoas não estão dispostas a fazer o que realmente precisa ser feito quando o assunto são as mudanças de comportamento; Porque as promessas feitas levam em conta um padrão mental positivo e pouco realista e principalmente por que a mente humana só consolida processos de mudança quando existem motivos vantajosos pra sair de onde se está.


A vida que temos hoje é reflexo da lógica por trás de tudo, da forma em que a minha mente atribui significado para tudo. Ou seja, qualquer mudança comportamental que se quer implementar, só vai acontecer se antes forem mudadas as regras mentais que governam seus comportamentos. E antes que você enlouqueça, e ache que precisa até de um transplante de cérebro ou uma formatação geral na sua consciência, eu posso afirmar cientificamente que mudanças podem acontecer rapidamente, mas pra isso você tem que ir além de querer, você deve submeter-se à uma reprogramação mental e isso pode ser mais simples e rápido do que se imagina, mas não é possível se fazer sozinho ou com leitura e/ou assistindo vídeos. Isso exige método e suporte técnico.


O longo de anos trabalhando com desenvolvimento pessoal, pude perceber que a mente usa um método para gerenciar você, e é justamente em cima desse método que eu trabalho em minhas imersões e atendimentos terapêuticos. Mas não vai ser nessa leitura que vou te mostrar como fazer isso... apenas quero te estimular a me procurar se DE FATO você quer quebrar essa regra e quer ter outro padrão de vida em 2021. Como eu sei que 95% das pessoas não vai fazer isso... então eu realmente, de coração, te desejo muito boa sorte.


mais provas científicas de que você não vai mudar em 2021:

1) Um dos maiores estudiosos sobre a irracionalidade dos seres humanos ao planejar o futuro é o ganhador do prêmio Nobel de economia de 2002, Daniel Kahneman. Esse é um dos temas abordados em seu já clássico livro:

Kahneman, D. Rápido e devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.


2) Outro bom livro sobre a irracionalidade humana:

Ariely, D. (2006). Previsivelmente Irracional. São Paulo: Campus Elsevier.


3) Em 2016, o Prof. Pedro Calabrez e outros neurocientistas deram entrevistas a uma matéria do jornal Folha de São Paulo, falando sobre como força de vontade e motivação não são fatores determinantes para o sucesso de mudanças. Leia a matéria clicando aqui.


4) Um ótimo livro, que trata da questão do planejamento de mudanças, da busca pela felicidade, e que tem um dos capítulos dedicado ao presentismo psicológico:

Gilbert, D. (2004). Stumbling on Happiness. New York: Vintage Books.


5) Um excelente livro, complexo e denso, sobre autocontrole e as fragilidades da força de vontade. O título foi traduzido incorretamente do inglês. O livro defende justamente a importância do autocontrole, ou seja, a importância de lutar contra as vontades:

Mischel, W. (2017). O Teste do Marshmallow. Rio de Janeiro: Objetiva.


6) Um livro não muito profundo, mas suficientemente interessante, sobre por que a força de vontade não funciona:

Hardy, T. (2018). Força de Vontade Não Funciona. São Paulo: Leya.





45 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page