top of page

psicoterapeutas serão substituídos por INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Desde o lançamento do ChatGPT, da Open AI, e do Bard, do Google, as discussões sobre se as IAs (inteligências artificiais) substituirão os humanos aumentaram e estudos mostram que alguns profissionais podem sim vir a ser substituídos por sistemas de dados.


Um artigo de abril de 2023 publicado no site da Forbes trouxe dados de pesquisas a respeito das áreas que podem ser mais impactadas pela inteligência artificial, seja substituindo o profissional por um sistema de banco de dados que quanto mais é utilizado mais ele aprende a copilar dados e entregar respostas, seja automatizando atividades que consomem tempo.


Segundo o artigo da Forbes a área da saúde é uma das áreas que será impactada diretamente pela IA, um estudo publicado no International Journal of Health Services mostrou que, em média, os psiquiatras gastam 20,3% do dia com tarefas administrativas, seguidos por médicos internistas e clínicos gerais com 17,3% do tempo. Tarefas administrativas podem ser automatizadas.


Contudo, não é segredo pra ninguém que mesmo aumentando a busca por terapia desde que estourou em 2020 a pandemia. Ao sentar-se em frente ao computador, antes de "dar um google" e pesquisar "psicoterapia online" a maioria das pessoas busca respostas sobre as causas do que elas estão sentindo. E, talvez a partir daí, uma parte busque o psicoterapeuta.


Porém, o google e os demais mecanismos de busca, direcionam os usuários à sites com conteúdos e etc. Com o chatGPT por exemplo o sistema recebe uma pergunta, busca no seu banco de dados que é um copilado de diversos conteúdos disponíveis na internet e também de autoapredizagem e oferece uma resposta.


Ou seja, ele analisa superficialmente apenas o que lhe é dito, e de pronto responde o que "pensa". Interessante, esse padrão automatizado me lembra demais a grande maioria dos profissionais de psicoterapia... te lembra também?


O cliente chega com uma queixa, o psicoterapeuta faz uma anamnese e na sessão de acolhimento, enquanto o cliente fala ele está buscando teorias, classificações, possibilidades... está acessando o SEU próprio banco de dados enquanto um ser humano bem na sua frente está se despindo completamente pra ele acreditando que de fato o profissional esta lhe olhando com empatia e ouvindo na essência tudo o que está sendo dito.


Ora, por que então seria necessário um psicoterapeuta robotizado por teorias e ideologias se alguém pode simplesmente fazer isso:




Sim, eu testei pessoalmente o chat com uma queixa relativamente frequente e ele agiu exatamente como muitos profissionais de terapia. Se eu fiz isso, o que impede outras pessoas de fazerem o mesmo?


Alias, eu testei mais de uma vez. E com algo um pouco mais complexo e olha como foi:


Eu sei, você agora pensou: "mas olha lá o chat indicando buscar ajuda profissional"!


Não sei se você percebeu, esse não é um artigo sobre o chat ou sobre IA, é sobre Psicoterapeutas robotizados!




3 visualizações0 comentário

header.all-comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page