top of page

O FUTURO DO MERCADO DE TERAPIAS

Briga de ego, profissionais inseguros, despreparados, apegados à ideologias, pseudociências, técnicas duvidosas, ferramentas sem fundamento científico, muitos certificados emitidos e clientes saindo piores do que chegaram. Opa, isso é o futuro ou já uma realidade hoje?


Muito provavelmente se você está no mercado de terapias convive com 05 tipos de profissionais: os "namastê", "militantes", "só no papel", "mecânicos"e "os profissionais de verdade".


Os terapeutas que eu estou chamando aqui de "namastê"são aqueles que tentam a todo custo "colorir o mundo". Seus clientes são sempre estimulados a um nível tóxico de ressignificação e usam todo tipo de coisa para que seus clientes acreditem que só existe um caminho, que é a felicidade e paz interior a qualquer custo. Desprezando totalmente o direito e a necessidade de respeito as angústias que muitas vezes precisam ser acolhidas, sentidas, para que assim sejam superadas. O objetivo desse tipo de terapeuta é "fazer o cliente se sentir feliz"mesmo que pra isso usem artifícios de fuga da realidade. Se eles pudessem viviam todos juntos em uma comunidade porque, são terapeuta, mas na verdade preferem estarem juntos, alienando uns aos outros do que está no campo ajudando pessoas a se transformarem. Aliás, eu já convivi com terapeutas assim e meu olhar psicanalítico e sistêmico me mostrou claramente que essa classe na verdade costuma montar personagens pra não ter que lidar com as próprias questões.


Já os terapeutas militantes, esses são "ótimos". É a turma que tem tanto tempo livre e alienação que passa o dia indo em perfis de Instagram brigar por ideologias, ou por abordagens. Aquela turma que tem muito tempo livre e estão tão doutrinados que parecem uma seita. Só eles podem ser psicoterapeutas, só a abordagem deles funciona, estão sempre a postos para aplicar uma técnica não importa nem qual é a queixa do cliente e nem mesmo se é cliente ou não. São soberbos, donos de toda a verdade, intocáveis, adoram uma "carteirada" e o cliente, quando eles têm, chega mal e sai pior.


Ai tem os "só no papel", esse o mercado tá cheio! Inclusive semanalmente chega um desse tentando comprar meu curso profissionalizante de formação de psicoterapeutas. É aquela turma que só tem 03 interesses: o certificado, o título e o dinheiro do cliente. E pra esses aí o mercado de cursos está uma beleza. A última pesquisa que fiz de mercado, em junho de 2023, encontrei cursos de psicoterapia com certificado por R$ 39,90. Eu tenho até pena dos clientes que passam na mão dos "só no papel".


Chegamos aos mecânicos, aqueles que o cliente fala 20 minutos e eles já afirmam qual o problema do cliente e o que ele tem que fazer. Se você já passou por um péssimo mecânico, sabe que é bem assim. Você fala que seu carro está com um barulhinho e eles já têm as respostas prontas. Pois bem, atualmente o mercado está repleto de profissionais de terapia que fazem o mesmo.


Bom, mas ainda bem que existem os profissionais de verdade, os que realmente são psicoterapeutas. Esses que passaram por uma formação séria, prezando pelo tripé na formação (teoria, prática supervisionada e terapia individual), que de fato oferecem acolhimento, respeitam a verdade psíquica do cliente, estão ali em uma relação de parceria e compromisso com o bem estar do cliente. São profissionais que estão sempre se aprimorando, realmente ajudam seus clientes a obterem resultados sólidos e com isso eles mesmos conseguem resultados. Além de profissionais diferenciados, possuem um estilo de vida diferenciado. São éticos, comprometidos e bem sucedidos.


Esses costumam estar com a agenda cheia, pois seus clientes sentem não só confiança e segurança, mas como alcançam resultados fazem questão de indicá-los. Tratam a psicoterapia como um processo sagrado, o cliente percebe o amor no olhar do profissional e acima de tudo consegue se conectar com ele por enxergar que aquele profissional lhe trata como o ser único e especial que ele é.


OK, MAS ESSE NÃO É UM ARTIGO SOBRE O FUTURO DO MERCADO DE TERAPIAS?


Sim! e o futuro se resume a cada vez menos profissionais de verdade, psicoterapeutas, como falei acima e uma avalanche ainda maior de todos os outros tipos de profissionais.


12 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page