top of page

CONFLITOS DE FAMÍLIA - 05 VERDADES QUE NINGUÉM TE FALOU

Manter uma boa convivência em família é – por mais incrível que pareça – um dos maiores desafios dos seres humanos.


Uma das principais queixas que recebo em meus cursos e atendimentos de terapia tem haver com família e relacionamentos. De longe, esse tema é o mais comum e complexo que eu lido constantemente. Afinal, também sou membro de uma família e sei o quanto é desafiador ter que administrar as divergências que acontecem neste contexto.


Se você fizer uma busca no Google vai notar inúmeras formulas, receitas e passo a passos para solucionar os conflitos em família, e o que eu percebo é que a grande maioria não passam de balela apenas pra você se sentir mais encorajado a resolver e quando tenta usar essas dicas somente reforça a ideia de que a sua família não tem jeito mesmo e o melhor é virar as costas.


Posso te falar claramente que eu sou um desses homens que um dia virou as costas pra família, e não tenho vergonha nem orgulho disso, apenas entendi bem mais adiante, que isso fez parte daquilo que eu tinha pré-programado em minha mente e seja lá o que eu fizesse isso iria acontecer. Porém, apenas depois de entender a codificação que a minha mente possuia e mudar isso eu tive a clareza de que existem verdades não ditas para as pessoas, que seriam incrivelmente poderosas se usadas para uma melhor convivência familiar.


Essas verdades não são divulgadas por que os problemas familiares geram milhões em livros, filmes, videos, seminários, atendimento espiritual, reuniões religiosas e etc. Imagina essa industria perder os "problemáticos" que pagam qualquer coisa pra salvar sua casa?

AS VERDADES SOBRE OS CONFLITOS FAMILIARES QUE VOCÊ NÃO GOSTA MAS PRECISA SABER:


1. FAMÍLIA É COMPOSTA POR PESSOAS DIFERENTES


Eu sei que você deve ter lido isso e pensado: "Jura, não diga?" - Mas o que eu quero que você entenda é que seus familiares nunca serão do jeito que você idealizou e que cada um deles, por melhor ou pior que seja, possui uma história, uma bagagem e isso deve ser respeitado.


2. PARA COM ESSA MANIA DE COMPARAR


Cada vez que você olha a rede social e vê aquela família de margarina, ou que conversa com aquela sua amiga que o marido é um príncipe e os filhos são tão obedientes que até os cães do exercito perdem você pensa: "Que merda, eu queria uma família assim". Nesse momento você faz sua mente acreditar que a sua família não é boa o bastante e ai meu bem, você fode ainda mais a sua mente, que por sua vez te faz agir para que sua família se torne ainda pior.


3. FAMÍLIA NÃO PRECISA DE MODELO IDEAL, PRECISA DE AFETO E CUMPLICIDADE.


Eu sei, parece redundante, mas lê que tu vai entender!

Como se não bastasse a mania que muitos têm de comparar a família que possui com outras, ainda fazem pior: CRIAM MODELOS DE PERFEIÇÃO BASEADOS NOS CONTOS DE DISNEY OU NO QUE NO SEU PRÓPRIO PASSADO.

Pronto, está preparada a bomba ! Você tem um modelo tão perfeito que nada é capaz de se encaixar, e na ansiedade pra viver esse modelo vai tomando decisões, pressionando, se lançando, sofrendo, fazendo outros sofrerem e NUNCA ESTÁ BOM O BASTANTE. Chega uma hora que você desiste de tudo e acredita que esse lance de família não é pra você.


Família é composta por pessoas que se amam a ponto de aceitarem que não são perfeitas, buscarem lidar com as dificuldades de cada um, que demonstram afeto ao ouvir, ao perguntar, ao entender o que O OUTRO ESPERA DE VOCÊ. Família não é um local onde suprimos apenas as nossas necessidades ou encaixamos aqueles modelos que um dia criamos, família é lugar onde "o pau come" mas o respeito é mais importante do que a raiva e que o pedido de desculpas é mais importante do que o ter razão.


4. FALE MAL DA SUA FAMÍLIA E MOSTRE PRA TODO MUNDO QUE VOCÊ NÃO MERECE UMA.


Compreenda definitivamente que falar mal do seu marido, sua esposa, seus filhos, seus pais e etc. Não vai trazer solução para os conflitos familiares, alias trará ainda mais conflitos, e pior trará mais e mais crenças de que a sua família não é boa o bastante. Só que tem um detalhe que você não está notando: "Se você sabe de todos esses problemas e ao invés de procurar ajuda para resolver, você está mostrando que não merece ter uma família. Afinal, se VOCÊ TEM A CONSCIÊNCIA DOS PROBLEMAS e não procura apoio na solução, você está agindo ainda pior do que as pessoas que você está criticando e que não se deram conta do que você notou.


Ou você ainda acha que todo mundo pensa igual a você dentro da sua casa? Já se, agora você pensou assim: "Quem me dera" - Será mesmo? - Será que meras cópias suas trariam a felicidade familiar que você quer?


Já sei, sua família não tem problemas não é? Tá certo ! Então passa esse artigo pra alguém que convive contigo e pergunta a opinião dele(a) - É bem provável que você não tenha percebido que sua família, assim como qualquer outra, possui desafios a serem enfrentados.


São nos conflitos, nos atritos e discordâncias que a intimidade é alcançada. Não existe profundidade onde não há atrito, não existe amor e cumplicidade onde não há ao menos uma vez na vida um momento de caos. O uso inteligente desses momentos, o desejo por se abrir e compreender ao outro e o desprendimento do egoísmo é que farão o conflito se tornar uma grande oportunidade para a felicidade familiar. Fazer as pazes, aprender com o que aconteceu, dar um abraço e falar o quanto o outro é importante e que você o ama, abrir a mente e o coração para esse nível de afeto, vai levar você e sua família à um novo padrão.

5. A RESPONSABILIDADE É TODA SUA!


Se você está lendo esse artigo até agora, você já entendeu muito bem aonde eu quero chegar. Já notou que no final das contas a maior verdade de todas sobre os conflitos familiares é que VOCÊ É O MAIOR RESPONSÁVEL PELO RESULTADO DA SUA FAMÍLIA.


Sua mente possui programações, originadas do seu sistema familiar, e essas programações determinam como você vai agir atualmente em relação a essa área da sua vida. Independente se você é pai ou mãe de família, se você está solteira(o) e deseja ter alguém, essa programação que já veio da sua ancestralidade está determinando a vida familiar e amorosa que você possui. Alem disso, as suas próprias experiências reforçam ainda mais as crenças centrais a cerca de família e relacionamentos, ou seja, é como uma maldição que só tem uma forma de ser quebrada: O Poder do conhecimento.


CONHEÇA A SI MESMO, SAIBA COMO INFLUENCIAR A SUA MENTE, TENHA UMA NOVA REALIDADE E TODOS À SUA VOLTA SE TORNARÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES.

Esta é a fórmula para uma família feliz: tornar-se uma pessoa mais consciente e ter autonomia sobre si mesma(o), e isso só acontece quando você busca conhecimento sobre sua mente e através dele o poder de mudar seu comportamento. Dessa forma, mudando sua mentalidade e influenciando o seu comportamento, você fará novas e poderosas escolhas e naturalmente será mais feliz.


Em meus cursos, especialmente na formação em PNL faço questão de trazer conhecimentos da psicologia sistêmica, das constelações familiares e da psicanálise para reforçar a importância de que essa área seja tratada. Não simplesmente pra que as pessoas saibam os motivos das coisas, mas para embasar as atividades práticas e vivências relacionadas ao tratamento das crenças centrais sobre família e ainda a ressignificação de traumas e bloqueios do passado que impedem as pessoas de viverem plenamente a vida que merecem.

14 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page