top of page

COMO RESOLVER PROBLEMAS

Solucionar problemas é uma das ações que mais realizamos em nosso dia-a-dia, e isso pode se tornar cada vez menos desgastante quando aplicamos a inteligência comportamental nesse processo.


Inteligência comportamental é a capacidade de gerir sua vida e de fazer escolhas que lhe conduzam a uma vida melhor, com um maior grau de satisfação e resultados.


É escolher os comportamentos certos para os momentos certos, sabendo como se adaptar às mais variadas situações e pessoas de forma a obter sempre o melhor resultado através da comunicação verbal e não-verbal.


Ou seja, a inteligência comportamental é capaz de potencializar seus resultados e ajudar você a solucionar os mais variados problemas com muito menos desgaste.


Como aplicar a inteligência comportamental à solução de problemas


Nos meus cursos abordo os 3 passos para a mudança de comportamento e esses mesmos passos podem ser aplicados para a solução de problemas, afinal de contas, se você muda seus comportamentos automaticamente muda seus resultados e isso funciona também para a solução de problemas.


Os 3 passos são: consciência, compreensão e ação.


Consciência

A primeira coisa a se fazer é tomar consciência do problema e de que há solução para ele, mas que você só a encontrará quando tirar o foco do problema e colocar na solução.

Nesse primeiro passo você deve começar a se afastar do problema, sem ignorá-lo, apenas tendo em mente sua existência.

Dessa forma você terá uma visão mais clara do caminho rumo à solução.


Compreensão

Após ter tomado consciência do problema é necessário compreender seu tamanho, o que o causou, que outros problemas podem ser gerados por este caso não seja resolvido, quais foram os comportamentos que levaram a esse problema, e a parte mais importante: o que pode fazer para solucioná-lo.


Quando você compreende o que de fato gerou um problema fica muito mais fácil trabalhar na solução.


Ação

E por fim, a ação, que nada mais é do que se colocar em movimento na direção da solução do problema.


É nesse passo que você vai começar a analisar as possíveis soluções, criar o plano de ação para que o problema seja resolvido e começar o processo de construção de comportamentos que auxiliarão na solução.


E POR QUE EU TENHO TANTO PROBLEMA PRA RESOLVER PROBLEMAS?


Muito provavelmente você se acha autossuficiente, por isso não percebeu ainda que precisa de apoio nesse processo. A busca por mais conhecimento, por um suporte profissional e uma metodologia são fundamentais pra se desenvolver a capacidade de ser um solucionador e não um causador de problemas.


Como costumo falar: faça o que tem que ser feito, seja forte e não dê trabalho

86 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page