top of page

COMO MUDAR QUALQUER COISA NA SUA VIDA


Se queremos mudar nosso comportamento, só há uma maneira eficaz de fazê-lo: devemos vincular sensações insuportáveis e imediatas de dor ao nosso antigo comportamento e sensações incríveis e imediatas de prazer ao novo.


"O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que repetimos, o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, ate que se torna um enorme cabo e nos prende de forma irremediável no pensamento e ação" - Orison Swett Marden

Pense a respeito da seguinte maneira: todos nós, com a experiência da vida, adquirimos determinados padrões de pensamento e comportamento para nos livrarmos da dor e alcançarmos o prazer.


Todos experimentamos emoções como tédio, frustração, raiva ou sufoco, e desenvolvemos estratégias para acabar com esses sentimentos. Algumas pessoas usam compras; outras usam comida; algumas usam o sexo; algumas usam drogas; algumas usam álcool; algumas usam gritar com os filhos. Sabem, de forma consciente ou inconsciente, que esse caminho neural vai aliviar a dor e levá-las para algum nível de prazer no momento.


Qualquer que seja a estratégia, se pretendemos mudar, devamos passar por 6 etapas, os seis passos simples que terão como resultado a descoberta de um meio mais direto e fortalecedor de se livrar da dor e alcançar o prazer, meios que serão eficazes e melhores.


Esses 06 passos lhe mostrarão como criar um caminho direto para sair da dor e chegar ao prazer, sem desvios enfraquecedores, são os seguintes:


1-DECIDA O QUE VOCÊ REALMENTE QUER E O QUE TE IMPEDE DE TER AGORA


O primeiro passo para qualquer mudança é decidir o que se realmente quer, afim de se ter algo a avançar. Quanto mais específico puder ser a respeito do que você quer, mais clareza terá, e mais poder vai dispor para alcançar o que quer de forma rápida.


Invariavelmente, o que nos impede de efetuar mudanças é o fato de vincularmos mais dor a promover uma mudança do que a permanecer onde estamos. Ou temos uma convicção como "se eu mudar, terei dor", ou teremos o desconhecido que a mudança pode acarretar.


2-USE UMA ALAVANCA: ASSOCIE UMA DOR INTENSA A NÃO MUDAR AGORA, E UM PRAZER IMENSO A EXPERIÊNCIA DA MUDANÇA AGORA!


A maioria das pessoas sabe que deseja mesmo mudar, mas não é capaz de fazê-lo. A mudança em geral não é uma questão de capacidade; é quase sempre uma questão de motivo para agir.

Se alguém aponta um revolver para nossa cabeça e fala:"É melhor você~e sair desse estado e comece a se sentir feliz agora", aposto que qualquer um de nós poderia encontrar um meio de mudar o estado emocional nessas circunstâncias.


3- INTERROMPA O PADRÃO LIMITADOR

Afim de nos sentirmos sistematicamente de uma determinada maneira, desenvolvemos padrões característicos de pensamento, focalizando as mesmas imagens e ideias, formulando para nós as mesmas perguntas. O problema é que a maioria das pessoas deseja um resultado mas continua a agir sempre da mesma maneira.


Se queremos novos resultados em nossa vida, não basta apenas saber o que quer e ter uma alavanca apropriada. Podemos estar muito motivados à mudança, mas se continuamos a fazer as mesmas coisas, a manter os mesmos padrões impróprios, nossa vida não vai mudar e só experimentaremos mais dor e frustração.


4- CRIE UMA ALTERNATIVA FORTALECEDORA

Este quarto passo é absolutamente essencial para se consolidar a mudança a longo prazo. Na verdade, o fracasso da maioria das pessoas em encontrar um caminho alternativo para sair da dor e assumir os sentimentos de prazer é a causa principal para que suas tentativas de mudança sejam apenas temporárias.

Muitas pessoas chegam ao ponto em que têm de mudar, em que a mudança é imperativa, por que vinculam muita dor ao padrão antigo e muito prazer à ideia de mudar. Até interrompem seus padrões, depois disso no entanto, nada têm para substituir o padrão antigo.


5- CONDICIONE O NOVO PADRÃO ATÉ QUE SEJA CONSISTENTE

O condicionamento é a maneira de garantir que uma mudança criada por você seja consistente e persista a longo prazo. O modo mais simples de condicionar algo é simplesmente ensaiá-lo várias vezes, até que haja um caminho neurológico.

Se você encontrar uma alternativa fortalecedora, imagine-se a fazê-la até constatar que pode sair da dor e entrar no prazer num instante.

Seu cérebro passará a associar isso a um novo meio de produzir esse resultado, numa base sistemática. Se você não fizer isso, voltará ao antigo padrão. Ou seja TREINE BASTANTE, reforçando positivamente cada avanço por menor que seja.


6- EXPERIMENTE

Uma das maneiras de se fazer isso, ensinada na Programação Neurolinguística, é a "sondagem do futuro". Isso significa que você poder imaginar a situação que costumava frustrá-lo, por exemplo, e verificar se de fato ainda causa alguma frustração, ou se já foi substituída por seu novo padrão de se sentir "fascinado". Se normalmente você ainda tem o impulso de fumar cada vez que se sente aflito, por exemplo, imagine-se numa situação angustiante, e verifique se em vez do desejo de fumar sente o impulso de ter, correr ou qualquer outra alternativa a que se condicionou.

Imaginando os mesmos estímulos que costumavam desencadear sua antiga emoção ou comportamento, e constatando com certeza que sua nova alternativa fortalecedora é automática, você saberá que esse novo padrão funcionará no futuro.


Fonte: Desperte o Seu Gigante Interior - Tony Robbins

64 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page