top of page

COMO MANTER A SAÚDE EMOCIONAL EM TEMPO DE CRISE

O isolamento social e confinamento são a solução para conter a disseminação do covid-19, mas podem causar efeitos colaterais no psicológico

De repente, as pessoas tiveram de romper com suas rotinas, se afastar de amigos, familiares, deixar de sair de casa. O coronavírus obrigou o mundo todo a mudar de hábitos. Nada daquele aperto de mão de confiança, do abraço aconchegante, do carinho ou do simples encontro.


Nesta pandemia, três fatores deixam tudo um pouco mais complicado para nosso emocional: aguerra contra um inimigo invisível, não ter data certa para voltar à normalidade e viver num regime imposto (pela doença) de enclausuramento.


Recomendações para manter a mente sã em tempos de coronavírus:

Cuide da higiene do sono. É importante manter períodos de sono adequado de forma disciplinada.


Mantenha atividades que trazem alegria e bem-estar. É super importante manter as atividades prazerosas, música, leitura, conversas por exemplo.


Atenção ao conteúdo. Assistir a filmes, séries e fazer uma leitura é ótimo, mas dê preferência a conteúdos informativos ou de entretenimento leve, que não estimulem paranoias.


Dose as informações. Regule o consumo de notícias. Veja só o suficiente para garantir uma boa prevenção, sem excesso, nem displicência.


Rotina. Rotina. Rotina. Não é fácil. Mas o ideal é ter o mínimo de consistência no dia a dia. Buscar seguir horários, como das refeições, da diversão, do estudo, é importante para amenizar as mudanças e efeitos do isolamento.


Mente ativa. Em vez de só assistir problemas, desafie a cabeça, com jogos, sudoku, palavra cruzada, principalmente para os idosos. Proponha também atividades educativas e desafios para as crianças.


Escolha um projeto. Não precisa ser nada grandioso. Mas é interessante ter um propósito, um compromisso consigo mesmo para não ficar com a sensação de tempo perdido. Acrescente algo na lista de tarefas realizadas. Pode ser arrumar uma gaveta. Organizar os livros. Aprender uma receita nova.


Ver o copo meio cheio. Pode soar clichê, mas o exercício de buscar ver o lado bom de cada situação pode ajudar a evitar pensamentos negativos num momento de crise mundial como agora. Pense em tudo que pode aprender com isso e aproveite para curtir o tempo com a família, ressignificar sua relação com o lar e com o trabalho.


33 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page