top of page

COMO ESQUECER MEMÓRIAS NEGATIVAS

Ao longo da nossa vida, vivemos situações ou circunstâncias dolorosas que permanecem em nossa memória e não conseguimos esquecer. A morte de um ente querido, um coração partido, um fracasso no trabalho… essas recordações, muitas vezes, influenciam nosso comportamento e nossa maneira de ser.


Uma das frases que eu mais ouvi ao longo desses anos trabalhando com a mente humana foi: "Saulo, eu preciso apagar essa memória ruim, tem alguma técnica para isso?"


“Se não está em suas mãos mudar uma situação que causa dor, você pode escolher com que atitude vai enfrentar esse sofrimento”.

– Viktor Frankl –


A minha resposta é sempre a mesma: se apagarmos essa memória, quem você se tornaria sem ela?

Uma das frases que eu mais ouvi ao longo desses anos trabalhando com a mente humana foi: "Saulo, eu preciso apagar essa memória ruim, tem alguma técnica para isso?"


ESTUDO REVELA COMO ESQUECER MEMÓRIAS RUINS


Alguns cientistas da Universidade de Birmingham e Cambridge publicaram na Revista Nature Neuroscience um estudo sobre os mecanismos cerebrais responsáveis por “esquecer e lembrar”.


Através de um sistema de ressonância magnética, foi estudada a atividade cerebral de um grupo de voluntários, que foram convidados a se lembrar de algumas imagens que lhes foram mostradas. Com essa técnica, conseguiram perceber a nível neuronal quais lembranças foram esquecidas.


O Dr. Michael Anderson, um dos autores do estudo, diz: “as pessoas estão acostumadas a pensar em esquecimento como algo passivo.


Nossos estudos mostram que as pessoas estão mais comprometidas com suas memórias do que imaginam. A ideia de que lembrar pode provocar o esquecimento é surpreendente, mas podemos ter uma memória seletiva e inclusive enganar a nós mesmos.

Portanto, somos nós que controlamos nossas lembranças e esquecimentos.


Por essa razão, propomos aqui três passos simples para controlar nossas recordações negativas.


Aceitação

Precisamos entender que não podemos mudar o passado, mas podemos construir nosso presente e futuro. Viva o presente aceitando seu passado; se ele lhe machuca, deixe-o para trás. Construa um futuro livre de toda a culpa e aproveite cada momento da sua vida.


Aprendizado

Mesmo as lembranças dolorosas nos trazem um aprendizado. Refletir sobre as lições que essas lembranças nos proporcionam nos ajuda a associar uma recordação negativa a um aprendizado para o nosso futuro.


Perdão

Perdoe os outros e, acima de tudo, a si mesmo. Podemos desfrutar de momentos novos e emocionantes quando decidimos perdoar e seguir em frente. Todos nós cometemos erros e não adianta se culpar por isso.


Para os estudos da programação Neurolinguítica, as memórias ruins possuem um papel importante no que se refere a construção do modelo mental do ser humano, porém quando se tornam agentes paralisadores podem ser facilmente trabalhadas através das técnicas de ressignificação.


RESSIGNIFICAÇÃO


O Significado de qualquer evento depende da "moldura" em que o percebemos. Se mudarmos a "moldura", mudamos o significado. Mudando o significado, mudam também as respostas e o comportamento da pessoa". Aí está: mexer no significado é ressignificação.


Na ressignificação você escolhe o que um evento significa para você. Quando as coisas saem erradas, você procura pelo que é bom na situação e dá a isso a maior atenção. Você procura ver como usar a situação em vez de ser uma vítima dela! É simples assim.


Em linguagem bem popular, se a vida lhe dá um limão, faça uma limonada!

Como ressignificar


Na ressignificação você escolhe o que um evento significa para você.


Quando as coisas saem erradas, você procura pelo que é bom na situação e dá a isso a maior atenção. Você procura ver como usar a situação em vez de ser uma vítima dela! É simples assim.


NADA É TÃO FÁCIL COMO PARECE !! - E essa é uma crença que apenas quando você conhece de fato as técnicas da PNL você vai ter a oportunidade de ressiginificar - Saulo Veríssimo.

57 visualizações0 comentário

header.all-comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page