top of page

"AUTOCONHECIMENTO" TE ENLOUQUECE, EMPOBRECE E VOCÊ FALECE.


"Eu estive em um seminário, só três dias que nem parecia passar, incrível como eu me senti tocada, como chorei, como eu pulei e gritei, como eu me libertei. As luzes, as músicas, aquelas pessoas se abraçando por 40 segundo, todo mundo tão feliz, tão mágico que eu não queria mais sair de lá. Logo depois vieram pessoas me falar que sofriam de depressão, ansiedade, que o casamento estava falindo, mas depois de vivenciarem aquele processo de autoconhecimento nunca mais foram os mesmos, a vida mudou por completo.

Descobri que tudo não passavam de crenças limitantes, eu vi o filme da minha vida todo passar na minha frente, descobri que tudo não passava dos traumas da minha infância, mas eu decidi que perdoaria meus pais, até fiz um exercício de perdão, foi lindo, e os depoimentos? Nossa que incrível !

O ex alcoólatra agora era pai de família, a gordinha agora era musa fitness, o casal que só brigava agora vive feliz, a moça que sofria violência doméstica hoje namora e vai casar, tudo isso me deixou com tanta esperança que eu tive certeza de que aqueles foram os mais bem pagos três mil reais da minha vida."

Anonima - 35 anos - Empresária - 30 dias depois tentou suicídio



"Comigo foi bem parecido, porém quando comecei a sentir aquele peso e percebi que não conseguia manter a agenda poderosa eu entrei em contato com quem me vendeu aquele seminário, expliquei tudo o que estava sentindo e ele me falou - "Você tem o que merece, está se sabotando, não está cumprindo o que deveria, precisa fazer outro curso e mais 10 sessões comigo pra que funcione." - Bom, eu acreditei, investi mais grana e depois de 3 meses fui hospitalizado com uma crise aguda de ansiedade, achei que ia morrer, e até agora estou pagando o valor no cartão de crédito."

Anônimo - Funcionário público - 45 anos

 

RELATOS DE QUEM ACHOU QUE SE CONHECER AS PRÓPRIAS SOMBRAS ERA O BASTANTE PARA EVOLUIR.


Um dos grandes erros que muitos cometem quando o assunto é comportamento está em acreditar que autoconhecimento se trata de visitar seu passado e que mudança comportamental está em apenas saber os motivos que te fazem "ser quem você é".


O autoconhecimento é o ato de investigar aspectos sobre si mesmo, tornar-se conhecedor, ter consciência de informações relevantes sobre você e pode se dar por diversas maneiras, porém apenas investigar não é o bastante.


Se fizermos uma analogia entre os seus comportamentos sabotadores e um crime, faz sentido para você que o período de investigação é parte de um todo?

Os peritos buscam elucidar questões e através de fatos, evidências, testemunhas chegar à uma conclusão a cerca de como se deu o crime e quem é o responsável por ele, mas o processo não é feito de forma aleatória, existem pelo menos 03 aspectos fundamentais: Motivação - qual o motivo por trás desse crime; Contexto - o que acontecia no momento que pode ter agravado; Responsabilidade - esse crime foi premeditado, houveram outros envolvidos, quem são os responsáveis?

Com base nos fatos, evidências, motivação, contexto e responsabilidade chega-se à uma conclusão, e se inicia uma nova etapa que é a de resolução, neste caso a punição ao criminoso.


INVESTIGAR A SI MESMO, SEM PERSPECTIVA RESOLUTIVA É MORRER CADA DIA MAIS RÁPIDO

O PROCESSO DE MUDANÇA


A mente humana cria projeções de um estado desejado a partir do seu modelo mental atual, dessa forma essas projeções podem ser muito abaixo ou acima da percepção da sua mente em alcançar, por isso muitos não conseguem mudar, se frustram, desistem e acabam aceitando apenas uma repetição de acontecimentos baseado nesse modelo já existente.


Desta maneira, muito mais do que somente "saber quem você é" é fundamental decidir como será daqui pra frente, que parte dessa modelo mental servirá daqui pra frente, qual novo significado eu darei para esse modelo mental que me trouxe até aqui, qual referência eu posso buscar, qual modelo a seguir, como fazer para que essa mudança seja cadenciada e duradoura?

Estas são questões que devem ser trabalhadas pelo individuo que quer criar mudanças em seu comportamento, e mais, se essas mudanças são saudáveis para ele e para quem convive com ele, afinal se não for saudável não será uma mudança e sim um martírio.


A Programação Neurolinguística, se propõe a estudar esses modelos mentais, mapeando as estratégias que neles existem, descobrindo assim os padrões que governam o individuo, trazendo uma nova estratégia para que um novo padrão (sustentável) seja desenvolvido e com isso, muito mais do que se conhecer, a PNL propõe que o ser humano crie uma nova realidade.

A PNL compreende que para se alcançar um novo estado, se faz necessário a utilização deste modelo de excelência e a aplicação disso pode ser simples e prática, vejamos uma técnica rápida para criar mudanças assertivas:


TÉCNICA DA PNL PARA GERAR MUDANÇA EM SEU MODELO MENTAL


1. Construa o estado desejado primeiro, ou seja, como você gostaria que fosse;

2. Reforce os aspectos que atrapalham, as limitações;

3. Construa um modelo melhorado, mentalmente, como se você fosse a pessoa que consegue;

4. Crie uma projeção mental desse estado desejado, agora se comportando como essa pessoa

que consegue e se veja no futuro agindo como essa pessoa;

5. Agora, sendo essa nova pessoa, quais atitudes devem ser tomadas e ou treinadas

constantemente, quais seus maiores aprendizados com isso?


Sei que talvez, se você nunca fez sequer um curso ou sessão de PNL, algo como essa técnica pareça tão simples que se torne complexa, e é por isso que se faz necessário reconhecer que é possível gerar mudanças, mas que para isso se faz necessário entender e decidir que novos recursos precisam ser buscados e esses recursos não viram de outro caminho que não seja o conhecimento comportamental.






28 visualizações0 comentário

留言


Obrigado pelo envio!

bottom of page