top of page

ANSIEDADE, ANGUSTIA E MEDO - SAIBA COMO VENCÊ-LOS

Ansiedade, angústia e insegurança. Sentimentos que pulsam em larga escala na sociedade.

Em parte, explicados por variáveis sociais, como mais de 12 milhões de desempregados do País e percalços econômicos e políticos, aliados à insegurança pública que virou rotina e obriga o cidadão a um constante estado de alerta. Junto com isso, a velocidade de informação da era digital e tsunamis tecnológicos forçam a uma permanente modernização, sob uma ótica questionável de que se não fizermos isso estamos fadados a perdas de oportunidades pessoais e profissionais.


Pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-Brasil) de 2016 revela que 81% da população economicamente ativa sofre de ansiedade, que a angústia afeta 73% das pessoas e que 61% vivem preocupadas. “Estamos como povo sem esperança. Isso tem a ver com a credibilidade de gestores, com economia do País.


COMO LIDAR COM ESSAS EMOÇÕES:


Aprender a reconhecer que a ansiedade e outras emoções têm aspecto normal, que faz a com que a gente se proteja e se adapte, mas tem também um aspecto patológico, de saber se tenho que fazer alguma coisa ou estou exagerando. Não há vida sem risco, é preciso fazer a conta da probabilidade.


Avaliar a razoabilidade dos pensamentos, para ver do ponto de vista mais objetivo se procede ou não aquela ansiedade, angústia. Buscar provas de que o pensamento é verdadeiro ou não. Se for para ajudar a qualificar, ótimo, para gerar sofrimento, não.


Se alguma dessas emoções for classificada como coisa desproporcional significa que terá que ser enfrentada, aos poucos. Não é fácil, e dependendo da comunidade ou do meio que em que se vive, podes ser algo difícil, mas é possível. Buscar apoio, conhecimento e agir em prol de resolver, além de hábitos de lazer e atividade que gerem bem estar são passos importantes para isso.



EBOOK DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD, CLIQUE AQUI


10 visualizações0 comentário

留言


Obrigado pelo envio!

bottom of page