top of page

10 conselhos para você assumir o controle da sua vida


Existe um velho ditado que diz que o tempo cura todas as feridas. Bem, eu não acredito que isso seja totalmente verdade.

Nas palavras do Dr. Phil, “O tempo não nos muda. É o que fazemos com esse tempo que nos muda”.

Me recordo bem de um tempo em que eu vivia preocupado com o que as pessoas iriam pensar de mim, ou como meu corpo poderia causar uma boa ou má impressão, como eu deveria parecer pra ser aceito pelas pessoas, o que eu deveria FAZER para me sentir feliz e realizado e em especial o que eu precisava TER para conquistar o respeito das pessoas.


Eis aí o primeiro grande erro que nós cometemos, inverter completamente a pirâmide de existência humana. Compreender que existe uma hierarquia na existência e essa hierarquia vai determinar completamente se você vai ou não assumir o controle da sua via é fundamental para que nos possamos continuar essa conversa.


A maioria das pessoas acredita que fazendo ações para obter coisas lhe tará de volta ao jogo como capitão, mas isso só lhe faz agir como um soldado que não sabe muito bem como usar uma arma e atira enlouquecidademente para todos os lados pensando em se proteger e em conseguir o reconhecimento do seu batalhão.

As nossas conquistas são fruto das nossas ações, porém ações assertivas apenas virão de pessoas que desenvolveram uma mentalidade assertiva.

Antes de trabalhar com desenvolvimento de pessoas eu não tinha a menor ideia do quanto a mente é incrível. E, apesar de ser filho de psicóloga, a minha relação com esse conhecimento era rasa e sem muita efetividade.

Quando comecei a estudar coaching, notei que se o esforço para se alcançar um objetivo era direcionado, porém a gente torcia pra que, quando esse objetivo fosse alcançado, as pessoas pudessem mudar sua mentalidade.

Mas foi depois que aprofundei o conhecimento através da Psicanálise, Hipnose e Programação Neurolinguística que pude realmente compreender como pode ser simples mudar a configuração da mente, assumir o controle da sua vida, ter novos resultados e ser mais feliz.

Aqui estão meus 10 conselhos para você assumir o controle da sua vida com base no que aprendi sobre a mente humana:


1) Honre sua ancestralidade, seja grato e avance;


Honrar os seus antepassados e agradecer a eles por quem você se tornou é o princípio de uma vida com mais autonomia, pois aquela necessidade de reconhecimento deles se encerra no exato instante que você entende que eles te deram tudo o que você precisava, daqui pra frente a parada é por você e não para mostrar a eles.


2) se perdoe, você não sabia o que fazer;


Entender que os seus erros do passado foram os degraus para que você chegasse até aqui e que você não saberia o que sabe hoje se não fossem as suas falhas é o segundo passo para uma vida mais plena e feliz.


3) encerre os ciclos imediatamente;


Muitos de nós temos pendências com pessoas e situações que nos impedem de viver por nós mesmos e acabamos sentindo a sensação de que a vida não avança por que a dúvida sobre seguir em frente e deixar para trás essas pessoas e situações nos paralisam. Por isso, é importante encerrar esses ciclos. Não se trata de ter razão ou tentar compensar absolutamente nada, se trata de perceber conscientemente que terminou, ser grato pelo que aconteceu e desapegar para seguir.


4) encontre o seu propósito e viva;


Um erro que eu particularmente cometi bastante foi o de acreditar que meu propósito de vida era a minha profissão e foi através dos estudos da PNL, em especial de uma metodologia que utilizo nas minhas formações que pude descobrir que o meu propósito vai muito além de ensinar pessoas sobre comportamento ou fazer inúmeras palestras. Entender o que te move vai te dar um gás diário para seguir em frente e não parar frente as dificuldades.


5) acolha quem fica e dispense que precisa sair;


Esse é um conselho que pode parecer duro, mas é fundamental que você perceba quem são as pessoas que irão compreender esse novo momento de priorização e deixar que essas pessoas façam parte do seu cotidiano e acolher a maneira delas de te dar amor. Mas é ainda mais fundamental perceber quem não se sente conectado(a) com você tendo mais autonomia e priorizando uma vida mais protagonista e deixar que essas pessoas sigam sem você.


6) não perca tempo tentando provar nada pra ninguém;


É natural que você sinta uma certa insegurança durante esse processo e precise da validação de outras pessoas e pra isso a tendência é tentar convencer aos outros de que essa decisão é a melhor. Não perca tempo com isso!

Assuma os riscos dessa mudança, veja as vantagens dela, tenha o apoio de quem decidir apoiar e use sua energia para avançar e não para argumentar, vai por mim você não vai ganhar nada com isso !


7) faça principalmente as coisas que você gosta;


Parece meio obvio, mas muita gente faz o que não gosta só pra agradar quem gosta ! Eu sei que você deve pensar: "mas Saulo eu não vou fazer somente o que gosto!" Sim, mas faça uma lista e veja quanto das coisas que você faz atualmente são realmente prazerosas. O prazer é uma busca natural e inconsciente do ser humano, a falta dele nos causa males inclusive fisiológicos e muitas vezes fugas, por isso a importância de se fazer mais coisas que te dão prazer do que apenas obrigações.


8) cuide do seu corpo, afinal você mora nele;


Pode parar por ai se você acha que eu to te falando pra ter uma vida fitness e virar "blogueirinha crossfiteira"(Mas se você se sentir feliz assim, dou o maior apoio kk). Falo de cuidar de você, da sua alimentação, do seu sono, da sua higiene, da sua aparência e fazer tudo isso unicamente por que você merece e não por que alguém falou que você precisa postar foto do prato com salada e do "Tá pago" na academia. Falo de também trabalhar a sua relação com esse corpo, de fazer as pazes com ele e viverem bem juntos, afinal você mora dentro dele.


9) tenha respeito pelo seu dinheiro e invista no que tem valor;


Ta aí um erro bem imbecil que muita gente comete, não respeita o dinheiro que ganha e joga fora gastando as vezes o que não tem, pra comprar o que não precisa e chamar a atenção de quem não merece. Dinheiro foi feito pra ser gasto mesmo, mas antes de sair torrando tudo faça um planejamento, priorize o pagamento das suas contas e dívidas, faça uma reserva estratégica para viagens e oportunidades, faça uma aplicação que lhe renda mais dinheiro para que você possa ter tranquilidade financeira e não depender de ninguém e principalmente invista em conhecimento, esse é o maior capital que você poderá possuir.


10) saiba onde quer chegar, mas valorize a jornada;


Esse é o conselho mais importante de todos e que vai fazer toda diferença para você viver plenamente ou não. Quantas pessoas eu não conheço que se frustraram por que criaram um modelo de vida, não valorizaram as pequenas conquistas e adoeceram.

Por isso que sempre falo nas formações comportamentais: O processo é mais importante do que a chegada !

O processo de aprendizagem e mudança comportamental não precisa durar anos, mas precisa ser vivido plenamente, por isso que é tão importante conhecer os mecanismos da mente e saber como criar novos padrões nesse sistema que gerencia nosso comportamento e o único caminho para isso é a aprendizagem contínua, direcionada e assessorada.


cuidado

A sua mente acha muito cansativo ter que por tudo isso em prática. Pra ela, se até hoje você viveu bem assim, por que mudar. Não caia nessa cilada !


Bora agir!

Você merece deixar de ser controlado pelo seu inconsciente, pelas pessoas a sua volta e pelo meio onde vive;

Você merece vencer e ser feliz !


158 visualizações0 comentário

Comments


Obrigado pelo envio!

bottom of page